Sacos de plástico biodegradáveis: a melhor opção para o seu negócio

sacos biodegradáveis

Sacos de plástico biodegradáveis: a melhor opção para o seu negócio

Sacos de plástico biodegradáveis – Simpack

Os sacos de plástico biodegradáveis ou sacos orgânicos são uma opção cada vez mais popular para empresas e negócios. Para além de serem mais ecológicos, apresentam algumas vantagens face aos sacos de plástico tradicionais.

Se a sua empresa ainda não aderiu aos sacos de plástico biodegradáveis, conheça melhor estas embalagens resistentes, produzidas com materiais inovadores e compostáveis e com excelente relação preço/qualidade. Os seus clientes – e o planeta – agradecem.

A Simpack tem uma política amiga do ambiente e colabora com a Sociedade Ponto Verde e outras entidades ligadas à proteção da natureza. Os nossos materiais e processos de fabrico têm em conta a sustentabilidade, a economia de recursos e a qualidade do produto final.

 

O que é um material biodegradável?

Um material biodegradável pode decompor-se na natureza ou ser destruído naturalmente, sem produzir quaisquer materiais nocivos. Ou seja, com a ajuda de micro-organismos como fungos ou bactérias, este material acaba por se decompor em pedacinhos mais pequenos e componentes simples, como biomassa, dióxido de carbono e água.

 

Qual a diferença entre biodegradável e compostável?

Nem todos os materiais biodegradáveis são compostáveis.

Os sacos compostáveis são feitos de materiais 100% vegetais e decompõem-se mais rapidamente. Isto porque a compostagem implica a intervenção humana, que introduz oxigénio, água, luz e calor no processo.

Por outro lado, os sacos biodegradáveis desfazem-se naturalmente no ambiente, demorando um pouco mais a desaparecer. Também podem ser colocados na compostagem em ambiente industrial para acelerar o processo.

 

Quanto tempo leva a desfazer-se um saco biodegradável?

Uma embalagem orgânica vai-se decompondo conforme o tipo de material. Por exemplo, um vegetal pode degradar-se entre 5 dias e um mês, uma t-shirt 100% algodão pode desaparecer em 6 meses e um tecido de nylon em 40 anos. Já um saco de plástico pode demorar até 500 anos a desfazer-se.

Os sacos orgânicos da Simpack, feitos de fécula de batata, têm a duração aproximada de apenas 13 meses.

 

5 razões para escolher sacos de plástico biodegradáveis para o seu negócio

Quer tenha uma loja de moda, de aparelhos eletrónicos ou produtos alimentares, quer seja responsável por uma autarquia ou entidade oficial com necessidade de sacos e embalagens, saiba porque os sacos de plástico biodegradáveis podem ser a melhor opção para o seu negócio.

 

1. São sustentáveis

Usar sacos de plástico biodegradáveis é uma forma de reduzir a pegada de carbono da uma empresa. Decompõe-se rapidamente, não poluem o ambiente e são fabricados com energias renováveis e materiais reutilizáveis.

Ao reduzir a utilização de água, resíduos sólidos, recursos fósseis, eletricidade e emissões, a produção de materiais biodegradáveis também corta nas despesas associadas ao processo de embalagem.

Isto significa que os negócios que usam sacos biodegradáveis estão, efetivamente, a contribuir para um ambiente melhor.

 

2. São um material inovador

As constantes inovações tecnológicas e investigação permitiram desenvolver materiais 100% compostáveis, feitos de casca de batata, cana-de-açúcar, amido de milho, bambu, etc.

As películas e sacos compostáveis e biodegradáveis são completamente recicláveis e pesam tanto como os sacos de plástico tradicionais. Têm a mesma resistência e são completamente à prova de fugas.

 

3. São rentáveis a longo prazo

Um saco biodegradável produzido a partir de fécula custa duas vezes ou mais do que o saco de plástico. No entanto, trata-se de um novo material que deve ser visto como um investimento na inovação e no posicionamento da marca.

Desde a utilização de tecnologia energeticamente eficiente até à redução de resíduos, as embalagens biodegradáveis contribuem para a poupança das empresas a longo prazo, enquanto ajudarão a reduzir o impacto ambiental das suas operações.

Em última análise, escolher opções amigas do ambiente é benéfico para o planeta e financeiramente vantajoso para a empresa.

 

4. São bons para a marca

Atualmente, os consumidores querem conhecer as políticas de sustentabilidade das empresas. Muitos clientes preferem empresas que já incorporam práticas sustentáveis, desde a produção ética à responsabilidade ambiental, passando pela redução do desperdício.

A utilização de sacos e embalagem mais ecológicos é mais uma forma de ganhar a confiança desses consumidores.

 

5. Estão livres de toxinas e alergénios

As embalagens biodegradáveis são feitas de materiais não tóxicos e não provocam alergias. Os seus subprodutos são completamente absorvidos após a decomposição pelo solo, sem libertar materiais nocivos.

Para os consumidores que se preocupam com a sua saúde e com o ambiente, este é um aspeto importante.

 

 

Em última análise, utilizar sacos orgânicos ou de plástico biodegradável é uma forma de as empresas serem mais respeitadoras do ambiente e responsáveis e de mostrarem aos seus consumidores que estão a fazer um esforço para se adaptarem a práticas mais ecológicas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Precisa de saber qual o valor do seu saco ou embalagem? Preencha o nosso formulário com as características que pretende e receberá uma resposta e um acompanhamento personalizado no prazo de 24 horas. Temos a resposta para as suas ideias. Consulte-nos!